Amigo

Quem encontra um amigo, encontra um tesouro valioso, pois o verdadeiro amigo é o sustentáculo de qualquer ser humano, ele está presente no lar e fora dele e na convivência diária.
Amigo é tão importante que podemos compará-lo a muitas coisas de valor, a uma estrela que ilumina e permanece sempre presente.
Quem não é amigo ou não os tem, podemos compará-lo a um cometa que vem e vai sem iluminar e sem permanecer, sendo lembrado apenas nas datas que passam.
Há muitas pessoas como os cometas, passam pela nossa vida apenas por um instante, pessoas que não se prendem a ninguém e a ninguém se prendem. Pessoas sem amigos, que apenas passam, sem iluminar, aquecer ou marcar a presença.
O importante é ser como as estrelas, permanecer e iluminar, estar presente, aquecer e viver. Ser amigo é ser estrela, pode passar os anos, surgir distâncias, mas a marca da amizade fica no coração. Corações que não querem enamorar-se de cometas que apenas atraem olhares passageiros. Ser cometa é ser companheiro apenas por instantes, é explorar sentimentos humanos.
A solidão de muitas pessoas é conseqüência de não poder contar com alguém, é resultado de uma vida de cometa, ninguém fica, todos passam uns pelos outros.
Necessitamos criar um mundo de pessoas estrelas, aquelas com as quais podemos contar todos os dias, ver a sua luz e sentir o seu calor. Assim são os amigos estrelas na vida da gente. Podemos contar com eles. Eles são presenças, é coragem nos momentos de tensão, é luz nos momentos de escuridão, são seguranças nos momentos de desânimo.
Ser estrela neste mundo passageiro, neste mundo cheio de pessoas cometas é um desafio. Mas também é uma recompensa. É nascer e ter vivido e não apenas ter existido.
É por essas e outras razões que o amigo é sempre comparado a coisas belas e de grande valor, como um tesouro, uma flor perfumada, uma estrela que aquece e vivifica.
O importante mesmo é ter amigos ou ser amigo de alguém, porque só assim teremos a certeza de que nunca estaremos desamparados.

“Eu não ensino a ninguém, mas esforço-me, ajudando a alguém a aprender.”
Roberto Jardim

                                                                                                                    07/06/2004