Origem

Olá! Se você está ocupado (a), não se preocupe, eu estarei aqui pacientemente a sua espera, a qualquer dia e a qualquer hora. Você poderá ouvir-me com seus olhos, poderá escolher uma voz baixa, como uma leitura silenciosa ou exercitar suas cordas vocais em voz alta, compartilhando com outras pessoas que por ventura encontram-se ao seu redor.
 Sei que é apenas um monólogo, mas dependendo de você, poderemos desenvolver um importante diálogo, debatendo idéias inseridas neste contexto existencialista e desenvolvermos um raciocínio evolutivo.
Não há efeito sem causa, todo efeito tem igualmente uma causa. Portanto, devo preocupar-me com as causas que direta ou indiretamente contribui para os efeitos. Por isso, estudo a origem no intuito de conhecer-me e poder administrar a minha existência na sociedade como entusiasta ou otimista; sendo que o entusiasta é aquele que luta para concretizar seus objetivos; enquanto que o otimista, apenas torce para que tudo dê certo e realize seus ideais, mas não se move para a realização dos mesmos.
O ser humano é gerado e constituído por células reprodutivas, como o entusiasta gameta masculino, e o otimista gameta feminino. Os gametas masculinos estão sempre agrupados à espera de uma grande emoção que os libertarão; enquanto que o gameta feminino, em sua torcida silenciosa, aguarda a grande emoção em que levará a seu encontro, o guerreiro vitorioso.
Após uma grande concentração na ansiedade da conquista tanto esperada, chega o dia, a hora, o momento da grande emoção em que agita todos os guerreiros espermatozóides a saírem para uma luta de vida ou de morte. Mas, somente um sobreviverá para atingir seu objetivo, o óvulo que ansiosamente o espera. Quando o guerreiro vitorioso chega ao ambiente uterino e se lança ao contato com o óvulo, forma-se uma fusão geradora de energia, que dá início à produção e disseminação celular. As células originadas desta fusão são as responsáveis pela formação genética, e hereditariamente vão se “miscigenando” para a constituição de um novo ser.
Independente da sexualidade, todos nós fomos gerados por esta fusão que nos fez uma máquina geradora de energia. O percentual dos gametas masculinos lança-nos ao “desbravamento” do desconhecido, enquanto que o percentual do óvulo nos retém cautelosamente para não abusarmos do entusiasmo e cometermos falhas em nossos projetos; moldando assim um equilibro constante em nosso relacionamento social.
Quando me deparo com problemas que me parecem insolúveis, deixando-me depressivo e impotente na realização de meu projeto de vida, faço uma introspecção de volta à origem de minha concepção, onde encontro minha primeira luta de vida ou morte, em que, na forma primitiva do espermatozóide, venci minha primeira batalha. Assim, me revitalizo e me conscientizo de minha evolução e potencialidade para lutar e vencer qualquer problema.

“Eu não ensino a ninguém, mas esforço-me, ajudando a alguém a aprender.”
Roberto Jardim

                                                                                                                        22/06/2004