Indução

Algum tempo atrás, entrei num supermercado para fazer algumas compras. Dirigi-me apenas aos departamentos e prateleiras de minha conveniência, comprando tudo o que eu precisava. No entanto, a caminho do caixa, encontrei uma pilha de pacotes de balas tentadoras ao olhar de um infanto-juvenil. Ao chegar a casa me deparei com um daqueles pacotes de balas junto às compras. Pensei, não sou mais infantil para sair por aí chupando balinhas, mas mesmo assim resolvi deliciar alguns sabores que realmente me encantaram, deixando-me satisfeito e feliz com a compra.
            Assim como na mercadologia é usado marketing de vendas, na educação também é necessário utilizar o marketing para atrair os indivíduos que ainda desconhecem a importância do desenvolvimento intelectual na construção do saber. Ou aqueles que pararam de estudar, interrompendo seu aprendizado e deixando sua vida avançar pelo tempo numa acomodação do destino. Muitos pensam não ter mais idade para aprender, para aperfeiçoar seu sistema de vida, achando que não precisam mais.
            Sabe que não aprendemos nem 10% do que poderíamos! Precisamos lutar para propagar a importância dos estudos. O estudo levará qualquer indivíduo a alargar seus conhecimentos na constituição de seu futuro. Garantirá segurança e estabilidade, pois a cultura é a atividade do pensamento e a receptividade à beleza e ao humano sentimento.  Como não temos uma livraria ou uma escola em cada esquina, torna-se necessário ampliar os eventos culturais atraindo cada vez mais os indivíduos para participarem da construção do saber.
            Não podemos pregar a todos ao mesmo tempo. Pois, a nossa voz não alcançaria todos os quadrantes de vida. Entretanto, com o livro podemos espalhar a um número bem maior as nossas idéias, os nossos incentivos para que nunca desanimem de viver num mundo de aprendizado, pois os “livros são células máximas na transmissão de conhecimento para o desenvolvimento da inteligência dentro de um organismo social.”
            O escritor não quer que você siga suas idéias, mas se esforça para que você analise até mesmo as entrelinhas para captar sua mensagem de continuar progredindo nesta estrada da vida que só termina com a morte. Mas enquanto vida existir, não se deve parar de aperfeiçoar sua aprendizagem.
            Eu poderia pegar o microfone e colocar o som de minha voz bem alta para expressar meus pensamentos, todavia seria uma comunicação limitada. Portanto, resolvi escrever para que eu pudesse transmitir minhas experiências e minhas teorias à distância ilimitadas.
            Pode ser que você encontre em seu caminho, não uma pilha de balas, mas uma pilha de livros que o levará a pensar melhor e continuar seus estudos. Mesmo que você ache que já se formou e não precisa mais estudar. Engana-se, o aprender é infinito. 
            Economizar na educação é como parar os ponteiros de um relógio para economizar o tempo.

            “Eu não ensino a ninguém, mas esforço-me, ajudando a alguém a aprender.”
                                                                                                                           Roberto Jardim

                                                                                                            08/09/2004