Carta Social

Hei! Até que enfim você tem um tempinho para me escutar, pois eu vim condicionado dentro deste envelope para me aproximar de você e poder falar diretamente aos teus olhos. Não! Não fique utilizando esta leitura silenciosa, pensando que é um segredo, compartilhe com os seus semelhantes a sua volta, pois eles estão ávidos de curiosidade, querendo saber por que eu vim até você, utilizando este meio tão genial de transporte.

         Eu sei que você não pára; está sempre num movimento constante, “agilizando” sua vida cotidiana para o progresso de sua existência, por isso, resolvi me aproximar e falar-lhe num momento propício a reflexão e descontração, para aliviar as tensões das responsabilidades impostas pela vida.

         Sabe por que eu escolhi você para ouvir-me, mesmo que seja um simples monólogo ou desabafo de meu coração? Porque você é muito virtuoso (a) e sabe ouvir e transformar este meio de comunicação numa vigorosa interação de inteligência dentro da sabedoria e da cultura social. Portanto, procuro um relacionamento humano inserido na sociedade universal, onde saio de meu ego para constatar-me participante de uma globalização.

         Eu só posso me educar quando saio de meu ego e inicio um intercâmbio na diversidade existente em nossa sociedade. Assim, conhecendo o bem e o mau, o certo e o errado, direciono-me ao futuro que só a Deus pertence, mas que irei galgando paulatinamente ao palmilhar na estrada de minha vida.

         Biblicamente falando, lembro-me que nada existe isoladamente. Tudo se origina da Trindade: “Pai, Filho e Espírito Santo”, mostrando-me que necessito interligar-me socialmente na construção do saber. Base essencial e sustentáculo de todos os meus ideais projetados em minha meta a serem realizados. Entretanto, interligo a Filosofia, a Psicologia e a Sociologia no entendimento da mente humana formadora da sociedade globalizada. Todavia, deparo-me com muitos que preferem isolar-se no intuito de preservar-se egoisticamente sem compartilhar seus conceitos sobre a existência humana.

         Sei que posso deixá-lo (la) constrangido (a) ao pedir para exercitar suas cordas vocais na divulgação de minhas escritas, mas não gosto de falar baixo, mesmo em minhas leituras, pois me realizo ao compartilhar com meus semelhantes as minhas idéias e projetos existencialistas.

         Eu amo a todos que sabem amar e aqueles que querem aprender, pois “o amor é a energia do coração” e sendo nato e latente em meu ser é que venho comunicar-me com você.
         Roberto Jardim

                                                                                                                   17/12/2004