A Força da Motivação

         Motivação é demonstrada numa espécie de energia psicológica ou tensão que põe em movimento o organismo humano. Conjunturalmente, expressa impulsos necessários para a concretização de um objetivo, o qual, preestabeleci, considerando ser o primordial: viver... Mas como viver? Se não aprendi a dominar meu corpo físico com a mente que é o ícone de toda a organização. Então, motivado em viver, dou o meu primeiro passo em direção ao futuro. E com esse intuito: o de viver; prolongo a minha existência, idealizando e elaborando um projeto, para por em prática nas realizações de meus sonhos sinonimizados em esperanças. Assim impulsiono-me à concretização dos mesmos.
O ponto inicial para quaisquer realizações parte de um lema popularmente usado pelos sofistas, que politicamente os usam como jargão em suas capciosas intenções de galgar uma vitória. Só que, utilizo uma união de abstrato e concreto: “Mente e corpo unidos jamais serão vencidos”. Pois, creio que a mente poderá coordenar e fiscalizar o corpo em suas deficiências e seus excessos numa alimentação compatível com as atividades controladoras das calorias energéticas.
Quando minha alimentação reconstituinte das energias supera as minhas atividades, o meu organismo transforma os excedentes em gorduras causadoras da obesidade. Portanto, minha saúde física e mental sempre dependerá da união do abstrato e concreto, ou seja, mente e corpo.
Não deveriam existir doenças. Todos os seres humanos foram criados para serem perfeitos, sem mazelas. Pois a criação é inigualável em perfeição. No entanto, perfeito mesmo só Deus, e eu também tenho as minhas falhas. Pois deixo de operar no aperfeiçoamento da união, desarmonizando as essências envolventes em meu corpo.
         De posse de minhas faculdades mentais e físicas salutarmente constituídas, lanço-me a uma produção criativa e envolvente ao futuro. E, ao constatar uma inspiração, foco-a num objetivo relevante que possa concretizar e dar um prosseguimento a novas idéias interpretativas no percurso progressivo da vida. Pois nada fica estático neste mundo que não pára de evoluir dentro de uma metamorfose constante. O próximo segundo, hora, dia, semana, mês e ano pertencente ao futuro, e eu almejo que sejam sempre melhores que os passados, porque o futuro a Deus pertence, e Ele só deseja o melhor para os seus filhos.






Denominando a unidade constituinte de todas as coisas universalmente existente em células. Eu destaco os aglomerados celulares que compõem o cérebro gerador da mente. E também como o constituinte de todo o organismo corporal. Pois, são essas células que fisicamente institui a vida ao animal racional e difere do irracional. Por isso, necessito saber utilizar o mecanismo cerebral na formação da mente que o leva a raciocinar e distinguir as diferenciações existentes nas identificações do abstrato e do concreto.
         Para concretizar quaisquer projetos de idealizações, necessito formalizar, estudar e desenvolver o abstrato inserido na imaginação. Pois, somente assim conseguirei levar as forças idealísticas das realizações ao auge. De posse e domínio dessas faculdades inerentes aos projetos, inicia-se a conscientização do que almejo.
A motivação é necessária para induzir-me a dar o máximo de meus esforços para atingir um determinado objetivo. A motivação tem que ser relacionada com as necessidades de acordo com a prioridade que estabeleço na escala de valores pertinentes as minhas inspirações.
         A ordem de prioridade das necessidades vai desde a união da mente e corpo, até as mais elevadas necessidades sociais. Vindo a seguir todas as demais. Por isso, escolher qual o tipo de motivação apropriada é um dos problemas mais difíceis na criação de um sistema motivacional salutar e eficiente. Mas se levo em conta os valores psicológicos, altamente significativos, tais como os relacionamentos com as necessidades do meu “EGO” (autoestima e autorrealização), consigo enumerá-las satisfatoriamente.
          Motivando-me numa interligação social e abrangedora que possa elevar a autoestima de quem me ouve (ler). E tire conclusões de idéias que possam tocá-los e despertá-los para uma introspecção reveladora dos conhecimentos intelectivos. Lanço-me a descrever minhas crenças na possibilidade de harmonizar mente e corpo na construção das objetividades existencialistas.
         Se eu conseguir coordenar minha mente na organização de meu organismo, evitarei distúrbios psicológicos e patológicos, tornando-me um potencial conquistador de vitórias. Pois se eu conhecer e dominar o meu ser, estarei apto a desenvolver uma célula social digna de inteiração humanitária.
         Não se consegue construir uma residência com apenas um tijolo, mas com a união de vários. Portanto, necessito conjugar os sentimentos expressivos que possam edificar um lar. Pois, o lar a célula básica de uma sociedade, onde poderei reverter uma frase que muito me entristece, como: “há no mundo muitas casas, mas tão raro há um lar”. Portanto, olho para mim e vejo que sou uma célula da sociedade e preciso ser o melhor possível na constituição da mesma.

       “Eu não ensino a ninguém, mas esforço-me, ajudando a alguém a aprender.”
Roberto Jardim

                                                                                                    06/03/2005