Comunicação

Sabendo que a comunicação amplia minha visão com experiências vivenciadas, e podendo acertar os erros que muitas vezes erro ao tentar acertar, é que venho comunicar-me com você. Assim, através desse processo e técnica é que consigo me inteirar dos fatos, pensamentos, sentimentos e atitudes, compartilhando de uma sociedade. 
Em linguagem figurada, posso dizer que “o mundo ficou menor”, já que a multiplicidade das técnicas de comunicação e o grande poder de alcance que possuem. Assim, acarretou-me um desenvolvimento individual, diminuindo minhas diversidades e ampliando meus contatos, acelerando-me, nas mudanças sociais. 
         Houve avanços consideráveis em minha capacidade de expressão. Houve ampliação em meu vocabulário e aumentou meu alcance à palavra escrita e falada. Com isso, os conhecimentos, as idéias, os fatos atingiram todas as camadas intelectivas de meus pensamentos. Pude me organizar cada vez mais a partir das faculdades mais elevadas de meu ser. Houve maior possibilidade de desenvolvimento em minha educação e abriu um mundo novo de horizontes perceptíveis.
         Prevenindo-me contra os efeitos negativos exercidos pelas técnicas de comunicações que moldam as idéias dos desprevenidos – que acabam ficando sob controle de pequenos grupos forjadores e dirigentes de opiniões – é que venho comunicar-me com todos os setores e atividades desenvolvidas pelo ser humano. Sem a comunicação não consigo a união e a descoberta de novos caminhos na produtividade de meus ideais, onde desempenho uma psicologia ligada ao meu grupo social.
         Comunicando-me com você, conhecerei as causas e seus efeitos, sintetizados em problemas a serem resolvidos. Por meio de análise sistemática, o diagnóstico de qualquer situação a ser sanada em minha vida é que posso conhecer psicologicamente o desenvolvimento de sintomas patológicos. Utilizando a comunicação investigativa dos sintomas desenvolvidos nos relacionamentos, crio situações que me levam a uma introspecção dos estudos de meus próprios problemas, fazendo-me confiante e adequadamente encaminhado numa direção de sucesso.
         Nada melhor que uma confiança exercida e recebida de meus semelhantes para uma grande elevação de minha autoestima. A meu ver, a comunicação entre os semelhantes é de uma preciosidade na formação de meios e interesses imediatos na solução de qualquer problema. Pois o cérebro é uma peça importante, tanto na transmissão de dados para qualquer parte do corpo humano, quanto na sociedade. Podendo assim, controlar sintomas diagnosticados, que não se adapta ao já desenvolvido, mas despertando e estimulando-me ao impulso para a busca pessoal da verdade do pensamento próprio e da escuta da voz interior.
Roberto Jardim

                                                                                                           16/04/2005