Conquista

         Ah! Como é bom conquistar e podermos comemorar uma conquista! Principalmente, o granjear de uma amizade ou corações, elevando-nos ao auge de nossa autoestima fortalecendo o nosso ego e lançando-nos à mais e mais conquistas.
         Por isso, estou voltando a você para não vê-lo (a) como um total, generalizando num anonimato, aquilo que você não o é, e se esforça para um destaque no coração de seu semelhante, conquistando-o para ser especial em seu cotidiano.
         Estive como muitos, envolvido a aglomerações nos centros de grandes metrópoles, onde ninguém conhece ninguém. Lá, não existem especiais e prediletos que se destacam apenas pelo que são e sim pelo que tem. Superficialmente e exteriormente, os indivíduos se envolvem numa sociedade de aparências, sem as lágrimas denotativas da alma que engrandece um ser vivente.
         Portanto, devemos conquistar uns aos outros para sermos especiais e destacarmos numa sociedade envolvente de espírito cooperativo e solidário, criando laços afetivos para você que ainda não é para mim, senão um indivíduo inteiramente igual a milhões de outros. Eu posso não ter necessidade de você, e você de mim, passando a teus olhos como um escritor igual a milhares de outros. Mas, se eu conquistar você e você a mim, nós teremos necessidade um do outro, serás para mim um elo importante em minha existência, como serei para você também importante em seu caminhar.
Minha vida pode ser monótona, se eu escrever e as pessoas lerem sem uma interação direta ao assunto pautado, tornando-se uma leitura igual a tantas outras. Mas, se a inteiração entre eu e você constituir uma conquista, diversificaremos a vida saindo da monotonia. Assim eu preciso conquistá-lo (a) para que você possa animar-se e me conquistar, tornando nossas vidas alegres e cheias de sol. Então, começarei a interligar seu pensamento, sua opinião a minha trajetória. Tornando-me diferente dos outros escritores, você passará a ser mais um (a) especial para mim, como eu quero tornar-me especial para você.
As pessoas não têm mais tempo de se conhecerem. Por viverem numa correria pela sobrevivência, comprando tudo prontinho nas lojas. Mas, se esquecem de que não existem lojas de amigos, as pessoas não têm mais amigos. Se você quer um amigo, conquista-me, como eu também o (a) conquistarei para crescermos juntos e fortalecermos nosso interior que garante a sobrevivência do exterior saudável à vida.
Nós só conseguimos ver bem com o coração, porque o essencial é invisível para os olhos que nos fazem esquecer a verdadeira objetividade da felicidade, mas você não pode esquecer, deve se tornar eternamente responsável por aquilo que conquistas para que haja uma inteiração contínua dentro de um universalismo duradouro. 
 Roberto Jardim

18/08/2005