Eu e os girassóis.

         Você já viu um girassol? Trata-se de uma flor amarela muito grande que gira sempre em busca do sol e, é por esta razão que é popularmente chamada de girassol. Quando uma pequena e frágil semente dessa flor brota em meio a outras plantas, procura imediatamente pela luz solar. É como se soubesse instintivamente que a claridade e o calor do sol lhe possibilitarão a vida, mas, o que aconteceria à flor se a colocássemos em uma redoma bem fechada e escura... Certamente em pouco tempo ela morreria.
         Assim como o girassol, meu corpo físico também necessita da luz e do calor solar, da chuva e da brisa para me manter vivo. Mas não é só o corpo físico que precisa de cuidados para prosseguir firme. Minha mente, igualmente necessita da luz da sabedoria para manter acesa a chama da esperança, precisa do calor do afeto, da brisa da amizade, da chuva da cultura que vem do universo. 
         Todavia é necessário esforçar-me para respirar um ar puro, acima das circunstâncias desagradáveis que nos envolvem. Eu mesmo permiti que o vício abafasse minha vontade de buscar a luz e definhar-me dia a dia, como uma planta mirrada e sem vida, deixando-me enredar nos cipoais da preguiça e do desânimo, ficando a reclamar da sorte sem fazer esforços para sair da situação que me desagradava. Foi preciso compreender os objetivos traçados por Deus para a elevação de meu ser, para que pudesse crescer. 
Então, tive o amparo da família que me ofereceu sustentação e segurança, também tive a presença dos amigos nos momentos de alegria e de tristeza a me amparar os passos e me impulsionar para frente. Assim as possibilidades de aprendizados que surgiram a cada instante da caminhada, tornaram-me mais esclarecido e preparado para decidir qual o melhor caminho a tomar. 
Mas o que acontece comigo, quando me fecho na redoma escura da depressão ou da melancolia permanecendo por vontade própria. É possível que em pouco tempo minhas forças se esmoreçam e não me permita sequer, gritar por socorro. Quando as nuvens negras dos pensamentos tormentosos cobrirem com o escuro véu o horizonte de minhas esperanças e, o convite da depressão rondar-me a mente; imito os girassóis e busco respirar o ar puro acima das circunstâncias desagradáveis; quando as dificuldades e os problemas se fizerem insuportáveis tentando sufocar-me a disposição para a luta, busco a luz divina através da oração sincera.

“Eu não ensino a ninguém, mas esforço-me, ajudando a alguém a aprender.”
  Roberto Jardim

                                                                                                           22/04/2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário